quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O aniversário do MIOJO!!!!!

Amigos e amigas,

hoje é aniversário do Miojo!! Sério, o pacotinho considerado como a maior invenção japonesa do século 20 por uma enquete realizada pela Fuji Research Institute no país, comemora hoje seus 53 anos!! Tá bom, eu sei que muito preconceito gira em torno do macarrãozinho, mas achei justo contar aqui um pouquinho sobre ele, nunca escrevo posts de curiosidades gastrônomicas, então...lá vai!!!

O lámen já faz parte da alimentação dos japoneses há muito tempo. Aliás, no país é um prato super tradicional e é possivel se encontrar uma infinidade de casas especializadas na receita. No Brasil, que eu saiba, existe uma casa na qual o lámen é servido aos moldes japoneses, com a massa fresca e acompanhada de um caldo (geralmente de galinha, boi ou porco) e vários incrementos. Esta casa se chama Lámen Kasu e funciona sob o comando do chef  Maurício Kanashiro, em São Paulo.



A receita do lámen tradicional, pode sim ser algo bacana. Já o lámen instantâneo foi desenvolvido por Momofuku Ando durante o período de pós guerra no japão. Para que não dependessem de pão, foi desenvolvida a massa que conseguia ser armazenada por um período maior e também já fazia parte da alimentação japonesa. Esta foi a grande novidade que conquistou o resto do mundo, inclusive o Brasil, que consome a incrível quantidade de 180 mil toneladas do produto.



Para os apreciadores do macarrãozinho, ou os preguiçosos, ou os que não sabem cozinhar nenhuma outra coisa, ou àqueles que se rendem vez ou outra ao pacotinho...o chef Maurício Kanashiro dá algumas dicas. A primeira está relacionada à quantidade de água, que não deve ser muita e nem pouca, mas é só seguir a indicação da marca. E a segunda é o tempo de cozimento, que a maioria das marcas sugere os famosos 3 minutos, mas 1 minuto sob fervura já é o suficiente. E também sugere como incremento simples a adição de cebolinha picadinha e um ovo à receita. Você coloca a cebolinha e o ovo junto com o macarrão quando a água estiver fervendo e deixa que cozinhe nesta água.

Em homenagem  ao aniversário, chefs brasileiros como Carla Pernanbuco, Morena Leite e Tatiana Szeles executarão receitas exclusivas com o ingrediente em seus restaurantes.

E eu,, disponibilizo aqui, três receitinhas para quem quer arrsar no aniversário do miojo!! É só clicar nos links!!!




Divertido não?!

beijos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pão quentinho e festival de tortas!

É finzinho de tarde e o cheirinho de pão está de matar, clientes fiés garantindo os seus e novos também vão experimentar hoje. Esse cheirinho deixa a casa feliz...com cara de casa! Minha mãe dizia que casa que não tem cheirinho de comida não é tão aconchegante, tão receptiva. Acho que é um pouco daquela coisa de mãe que vê o lar como ninho. Eu não sou mãe, ainda, sou tia com muito orgulho e poucas coisas me deixam mais feliz doque ouvir "tia lauriiiinha" ...hehe mas também adoro esse cheirinho do forno e fogão trabalhando, cheirinho de afeto, acho que é essa a palavra.

Não resisti e fiz uma miniatura do pãozinho de mandioquinha para mim também...olha que delícia!



Eu estava pensando, para semana que vem em fazer um festival de tortas...doces e salgadas! Vários sabores disponíveis para vocês!! Gostaria de saber o que acham e também que dessem sugestões de sabores, combinado!? Bom restinho de quarta feira para todos!!

beijos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Festas infantis!

Esses dias remexendo nos livros por aqui, dando uma olhada em alguns sites de festas, me deliciei com o colorido das festinhas infantis. Como é gostoso combinar as cores e pensar em estruturas que alegrem às crianças, faça com que elas participem.
Dentro desta idéia do participativo, existe um universo de possibilidades. Festinhas temáticas são muito bem aceitas pela pimpolhada e uma que eu acho o máximo é a Pizzada.  Neste formato de festa, a equipe leva todo o material decorativo, as lembrancinhas, os garçons e dependendo do acordo fechado podemos incluir as bebidas (alguns papais preferem tomar frente deste setor! hehe), além disso, levamos aventais e toks (que são aqueles famosos chapéus de cozinheiro) e nesta festa, quem monta as pizzas, são as próprias crianças! E vocês não podem imaginar como tudo isso diverte e entretem elas. Mas além disso é possivel a contratação de palhaço, malabarista e o que você achar que cabe em sua festinha e que irá alegrar seu filho, à idéia é essa!



O esquema das festas é facilmente adaptável à qualquer ambiente, inclusive sua casa e para quem preferir algo mais simples, vou disponibilizar a lista de salgados finos, doces e bolos, pra quem deseja encomendar apenas os quitutes...e esta parte, não engloba só os pequenos...vale para todo mundo!!

Quarta feira tem fornada de pão!! beijos em todos

sábado, 20 de agosto de 2011

A versão prática do medalhão com molho de amoras

E vocês sabem o que aconteceu por aqui na sede das guloseimas quarta feira? O fogão se chateou comigo, ou quis mesmo tirar umas férias e reclamar desta espécie de trabalho escravo à qual eu lhe submeto. é almoço todo dia para os amigos do blog, almoço pra dona, pãozinho saindo do forno durante a tarde, torradinha com manteiga na frigideira para a dona comer com geléia neste mesmo período ( aliás...a geléia francesa St. Dalfour é íncrivel, você consegue ver nela as frutinhas, na de amora vem amorinhas inteiras...e ela não tem adição de açucar...uma maravilha! Gosto muito da de amora e de morango, mas a de romã fica ótima no preparo de alguns pratos...enfim, existe uma infinidade de sabores da marca e para quem gosta de se aventurar, vale a pena ir experimentando um por um.)



Voltando à maratona do fogão, depois de tudo isso, ele me ajuda ainda com o meu jantar e alguma experiencia de receita nova, um chocolatezinho quente no frio... Enfim, eu não estava no direito de reclamar com ele, de nada! Ontem tudo foi normalizado e semana que vem já tem almocinhos para sairem por aqui. Amanhã coloco o cardápio pois estou escalada na montagem de uma festa de 15 anos que acontece hoje, e já estou indo para a cozinha do local...de onde devo sair só na madrugada, quando todos os adolescentes estiverem muito felizes, nutridos e satisfeitos!!


Ah! Uma dica para à aplicação da geléia em um prato...é por exemplo com medalhões de filé mignon. Você consegue em um bom açougue, aqueles medalhões lindos, sela eles no óleo, abaixa o fogo e chega no ponto desejado (nessa parte não posso palpitar porque tem gente que gosta sangrando, tem quem goste torrado... à minha modesta opinião é que  ideal é "ao ponto", se não, esse "ponto" da carne não levaria este nome...enfim! hehe cada um é livre para comer seu medalhão como quiser! ) Para o molho você usa uma colherzinha de manteiga, derrete na frigideira e uma generosa da geléia escolhida, deixa derreter no fogo junto com a manteiga e mistura tudo até ficarem com uma cor bem brilhante. Pronto. Só colocar o molho feito com a geléia sobre o medalhão ao seu ponto e servir. Com um purêzinho de mandioquinha fica delícia. Recomendo!

 




Bom amigos, agora tenho que correr. Espero que tenham gostado da dica, se quiserem a receitinha o purê de mandioquinhas ou tirar qualquer outra dúvida é só mandar no emael laura.cozinhaafetiva@gmail.com
certo!? Dá tempo de fazer no domingo...heinnn!?

Beijos em todos!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bom dia Segunda-feira.

Bom dia,
Estamos de volta para mais uma semaninha agitada depois de um breve período de ausência. A ausência desta vez, se deu porque tive que viajar para a casa de meus pais para extrair meus dentes do ciso. Não foi nada divertido e confesso que a experiência foi bem pouco interessante, mas de qualquer forma, poder ficar de molho alguns dias e perto da família é algo renovador.

Amanhã já tem almocinho aqui no blog e esta semana tem pão de mandioquinha e de cenoura  e torta de abobrinha, cenoura e queijos até quinta feira por aqui. Quem quiser almocinho ou os outros quitutes, as encomendas são por email, laura.cozinhaafetiva@gmail.com



Torta de abobrinha, cenoura e queijos


Tem também receita nova, que vai sair do meu forno jajá e eu fotografo para contar para vocês, mas já garanto que o cheirinho está ótimo e pra quem gosta de docinhos/bolinhos, amendoas e mimos franceses, é um prato cheio, ou melhor...uma "caixinha cheia". heheh Logo trago as novidades do quitute e o cardápio da semana está lá...na sessão de almoços!

Amanhã tem receita por aqui...vou definir um dia da semana para dividir uma receitinha bacana com todos. Quem tiver sugestão para receita, ou mesmo quiser comer algo diferente no almoço da semana que vem e quiser sugerir, a idéia será analizada com muito carinho! E também, logo tem a lapidação da idéia da rifa dos jantares! Aguardem!!

Beijos



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Rifa para sorteio de jantar! Será?

Sabe aquele sonho de consumo que todo mundo tem? Tem gente que sonha com um carro novo, importado, uma casa em miami...uma bolsa de vinte mil reais...hehe
O meu, no momento, se resume à uma batedeira. O fato é, que hoje, cada pãozinho que sai aqui de casa é muito bem sovado pelas minhas mãozinhas. Não que eu não goste do processo todo, adoro trabalhar com as mãos, ter essa interação, ver que o gluten se forma à partir do meu esforço, tem coração nisso. Mas quando você começa a fazer algo em uma escala maior, a dificuldade aparece. Eu ainda não tive a minha primeira batedeira planetária e ela seria capaz de dobrar a nossa produção de bolos e pãezinhos.

O sonho de consumo mesmo, seria ter uma batedeira da Kitchen Aid. Sou tõ apaixonada por elas que acho que, quando não estivesse sendo usada, seria um objeto decorativo aqui em casa e eu passaria horas e horas olhando, admirando! hehe Olha que sonho:





Mas...enquanto estas estão mais distantes, existe algumas que custam 1/3 e que ajudariam muito meu trabalho a engrenar, ajudariam à realizar novos experimentos, a produzir pãozinho para todo mundo. Para quem não sabe, a batedeira planetária é diferente das convencionais. Ela tem um unico eixo e por isso, bate as massas de maneira harmoniosa garantindo que fiquem muito mais leves além de serem capazes de bater massas mais compactas como as de pão, graças à sua potência e resistência.

Uma destas já faria toda a diferença em minha cozinha:


E diante da necessidade, eu tive uma idéia. Estou pensando em fazer uma espécie de rifa. Algo que me ajude à levantar fundos para adquirir minha primeira batedeira planetária. Mas teria que ser algo que fosse interessante para todos os lados. Então pensei em "sortear" uma noite de personal chef. É isto, pensei em sortear meu trabalho por uma noite. Um jantar completo, no local definido pelo ganhador, para quatro pessoas. Vocês acham interessante também!?

Beijocas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Semana Vegetariana!!!!

Bom dia amigos queridos,
o aniversário passou...o bloguinho está de volta! As fotos dos docinhos da festa de aniversário de um ano do Benício estarão disponíveis em breve por aqui, na sessão "Eventos", mas posso dizer que a mesa estava bem colorida e apesar do transporte do bolo e dos doces tudo chegou por lá bonitinho e inteiro. Só não conseguiu ser mais bonitinho e doce que o aniversariante, que contagiou todos com suas risadinhas e esconde-esconde em meio ao bouquet de bexigas!

Amanhã no almoço teremos um esperto strogonoff leve de soja, acompanhado de arroz integral e batatinhas assadas. A salada de folhas também acompanha o prato...e amanhã também tem gelatina de sobremesa! :-)




a foto não está mto boa...mas...delícia né!? Aliás, essa semana toda será dedicada aos amigos vegetarianos e aos que não são adeptos mas estão afim de desmistificar a idéia de que pratos sem carne não podem ser balanceados e saborosos. Enfim, alimentação saudável para todos! A idéia é essa! O cardápio já está todinho disponível na sessão "Almoce Leve".


A reserva do prato, vocês já sabem, tem que ser feita ainda hoje no email  laura.cozinhaafetiva@gmail.com 
e pra quem ficou sem pãozinho na semana passada, é só fazer sua encomenda no mesmo endereço também!!

Beijos à todos!