quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quem bate? É o friiiiioooo

Gente, me explica como pode fazer menos de 6° em Ribeirão Preto? É pro organismo de qualquer um pirar mesmo. Minha mãe que estava na casa da Vó pertinho do Mato Grosso havia me alertado no domingo "Amanhã o frio chega por aí, aqui já está um gelo...a água desce até grossa de tão gelada e a Vó Maria ficou com os dedos roxos enquanto lavava os legumes". Delícia de cozinha afetiva. E não deu outra, no domingo a noite o que era só um "geladinho" começou a mostrar suas garras. E é por isso que hoje me inspirei e resolvi emprestar outra receitinha gostosa para aquecer o estômago de todos vocês.

 Voltamos da chacrinha tarde e depois de um dia de amendoim, pão de alho e peixe na brasa e muita gritaria no truco, achei que naquele geladinho, um caldinho ia muiiiiito bem. Sobre a goleada do Corinthians em cima do São Paulo eu prefiro não comentar para não aborrecer meus seguidores São Paulinos (hehe). A receita foi sendo construida à partir do que tinha na geladeira que é parte técnica fundamental de qualquer cozinha afetiva. E o resultado foi tão bom, que até o namorado gostou e repetiu minha gente. Ele é magriiinho e a família e amigos sabem o quanto isso é raro de acontecer!

Creme de Aspargos com cenoura.
(ou Creme da Sorte com Pão de Mandioquinha)


(rendimento para 4 pessoas)

Ingredientes:

- Um pote de aspargos brancos em conserva
- Uma cenoura grande
- Uma cebola grande
- Um litro de leite
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 e 1/2 colheres de sopa de manteiga
- Pitadas de noz moscada e pimenta do reino
- Sal à gosto
- Fatias de pão de mandioquinha

Preparo:

Nós começamos a receita, fazendo um "quase" molho bèchamel, então quem já souber fazer, pode pular esta parte. :-) Refogue a cebola picada em cubinhos em 3 colheres manteiga até dourar e adicione a farinha, mexa e acrescente 700 ml de leite, mexa a mistura até encorpar e tempere com a noz moscada, a pimenta e sal. Reserve. 
Em outra panela, você coloca o restante da manteiga, a cenoura ralada e refoga até que esteja "ao dente". Acrescente neste ponto os aspargos rasgados e o molho bèchamel já preparado, misture com o restante do leite, acerte o sal e deixe engrossar até se tornar um creme bem bonito. ( Cuidado para não engrossar muito e passar do ponto de creme! Caso aconteça, acrescente mais leite.

Em uma frigideira, pincelei um pouco de manteiga e tostei as fatias de pão de mandioquinha até que ficassem crocantes por fora e molinhas por dentro.

Montagem: Coloquei a fatia larga de pao de mandioquinha de forma que ficasse com uma das pontas no fundo do prato e outra para fora e coloquei duas conchas do creme que cobriu metade do pão. Se você preferir, pode cortar o pão em cubinhos como os da foto e guarnecer com os "croutons" como são chamados!




MMMMmmm ficou muito gostoso. O pão com aquele creme quentinho e saboroso, demais. A textura, os sabores. Quem testar me conta o resultado, manda foto tá!? Vale colocar um pouquinho de salsinha ou parmesão ralado por cima, decora o prato e agrega sabor então, não exagere!

FALANDO EM FRIO: os postos políciais estão arrecadando cobertores e agasalhos neste inverno então quem tiver algo parado em casa...por favor hein!

Apareço amanhã com mais notícias!!
beijos em todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário