quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O aniversário do MIOJO!!!!!

Amigos e amigas,

hoje é aniversário do Miojo!! Sério, o pacotinho considerado como a maior invenção japonesa do século 20 por uma enquete realizada pela Fuji Research Institute no país, comemora hoje seus 53 anos!! Tá bom, eu sei que muito preconceito gira em torno do macarrãozinho, mas achei justo contar aqui um pouquinho sobre ele, nunca escrevo posts de curiosidades gastrônomicas, então...lá vai!!!

O lámen já faz parte da alimentação dos japoneses há muito tempo. Aliás, no país é um prato super tradicional e é possivel se encontrar uma infinidade de casas especializadas na receita. No Brasil, que eu saiba, existe uma casa na qual o lámen é servido aos moldes japoneses, com a massa fresca e acompanhada de um caldo (geralmente de galinha, boi ou porco) e vários incrementos. Esta casa se chama Lámen Kasu e funciona sob o comando do chef  Maurício Kanashiro, em São Paulo.



A receita do lámen tradicional, pode sim ser algo bacana. Já o lámen instantâneo foi desenvolvido por Momofuku Ando durante o período de pós guerra no japão. Para que não dependessem de pão, foi desenvolvida a massa que conseguia ser armazenada por um período maior e também já fazia parte da alimentação japonesa. Esta foi a grande novidade que conquistou o resto do mundo, inclusive o Brasil, que consome a incrível quantidade de 180 mil toneladas do produto.



Para os apreciadores do macarrãozinho, ou os preguiçosos, ou os que não sabem cozinhar nenhuma outra coisa, ou àqueles que se rendem vez ou outra ao pacotinho...o chef Maurício Kanashiro dá algumas dicas. A primeira está relacionada à quantidade de água, que não deve ser muita e nem pouca, mas é só seguir a indicação da marca. E a segunda é o tempo de cozimento, que a maioria das marcas sugere os famosos 3 minutos, mas 1 minuto sob fervura já é o suficiente. E também sugere como incremento simples a adição de cebolinha picadinha e um ovo à receita. Você coloca a cebolinha e o ovo junto com o macarrão quando a água estiver fervendo e deixa que cozinhe nesta água.

Em homenagem  ao aniversário, chefs brasileiros como Carla Pernanbuco, Morena Leite e Tatiana Szeles executarão receitas exclusivas com o ingrediente em seus restaurantes.

E eu,, disponibilizo aqui, três receitinhas para quem quer arrsar no aniversário do miojo!! É só clicar nos links!!!




Divertido não?!

beijos

Um comentário: